domingo, 27 de dezembro de 2009

Cachorro emite mais gás carbônico do que um carro

Será que um Cão polui mais que um Carro?



         Pesquisadores de duas importantes universidades da Nova Zelândia analisaram a quantidade de carne usada para produzir a ração que um cachorro de porte médio consome por ano. Depois, mediram o consumo de combustível de um carro utilitário, rodando 10 mil quilômetros durante 10 meses. A conclusão é de que o processo de produção da ração do cachorro emite o dobro de CO2, um dos gases responsáveis pelo aquecimento global, em relação ao carro. A notícia chocou até os "mais ecologicamente corretos" proprietários de animais. Mas não pense que os cachorrinhos são os únicos vilões desta história. Seguindo esse mesmo raciocínio, a pesquisa constatou que:

- Um gatinho polui um pouco menos do que um carro de passeio de tamanho médio.
- Quatro canarinhos poluem tanto quanto uma TV de plasma.
- E um peixinho de aquário, comendo ração, polui a mesma coisa que dois telefones celulares.

          Além disso, os pesquisadores fizeram a conta de quanto um cão de porte médio consome de carne em um ano. Ao todo, 300 gramas é a porção diária de ração recomendada pelos veterinários. Segundo os pesquisadores, 90 gramas são de carne desidratada de frango e de boi. O equivalente a 450 gramas de carne fresca, ou seja, em um ano, o cãozinho estaria consumindo 164 kg de carne. Quer saber se isso é muito? Um brasileiro consome, por ano, a metade disso: 80 kg de carne, em média.
         Mas apesar de os animais não são tão inocentes quando pensávamos, os humanos continuam sendo os grandes vilões do aquecimento global: o consumo de um europeu médio provoca 50 vezes mais poluição do que um simples gatinho.

Fonte: Fantástico

Nenhum comentário:

Postar um comentário