sábado, 15 de maio de 2010

Inteligência Animal

Ontem o Globo Repórter exibiu uma reportagem muito legal sobre a inteligencia e o carinho que existe em humanos e animais. Confira agora um resumo sobre essas reportagens:


Cachorro ajuda na oficina e entende palavras em português e alemão

Bidu ajuda em casa e na oficina mecânica como assistente. O dono do cão, Ernesto, pede martelo, alicate e outras ferramentas, e o animal traz tudo, sem errar. Além disso ele entende algumas ordens em Alemão. Tudo isso em troca de muito carinho e seus petiscos preferidos Cuca (uma espécie de bolo) e biscoitos. O  professor Cesar Ades da Universidade de São Paulo (USP), acredita na genialidade do cão, porém ressalta que boa parte disso se deve ao treinamento da por Sr. Ernesto. Já ele acredita que o Bidu ainda pode ir muito mais longe. E brinca dizendo “Pretendo ensinar matemática para ele”.


Ganso atravessa porta de banco para seguir o dono

O ganso Vem-vem acompanha seu dono, Albino onde quer que ele vá. E voa junto de sua moto quando estão em direção a cidade.  Vem-Vem não pensa que Albino é um ganso como ele. Vem-Vem pensa que é gente. Albino acha que não tem limites para o que Vem-Vem ainda pode fazer pela amizade dos dois. “Muita gente já quis comprar, mas eu não vendo por dinheiro nenhum. É o meu parceiro”, afirma o balseiro.
 
Galinha adota ninhada de sete cachorros

Tudo começou quando a cadela Susi teve filhotes justamente no ninho da galinha caipira. Pouco tempo depois, ela acabou abandonando os cãezinhos, mas eles, em uma daquelas surpresas da natureza, acabaram ganhando o carinho e a proteção de uma mãe que se "virava" para acomodar os filhotinhos. A estranha família chamou a atenção da aposentada Marli Niedersberg. "Se alguém me contasse, eu não acreditava. Quando eu botava milho, ela pegava o milho e largava na frente deles”, conta. Por causa disso, a galinha ganhou a maior recompensa que uma galinha pode ter na vida: escapar da panela..
 
Cadela ajuda filhotes de graxains a sobreviver  
 
Cães pastores, como os da raça Colie, e cachorros do mato, como os graxains, são duas espécies distintas e até inimigas. E foi por causa de um embate entre as duas espécies que os três filhotes de cachorro do mato ficaram órfãos, quando ainda eram muito pequenos. Mas o inesperado aconteceu, a cachorra Latoya que já tinha filhotes, amamentou os graxains e logo todos formaram uma família. A dona de casa Gisele Trento revela que nunca pensou em prender os filhotes de graxains e que, se eles quiserem ir embora, estão livres para ir. “Mas se quiserem ficar, melhor”.
 


Égua amamenta bezerro e até faz sombra para ele dormir.

 A égua Tordilha, que nunca havia tido filhotes adotou um bizerinho que perdeu a mãe com apenas 15 dias. E agora os dois não se desgrudam mais. O cuidado de Tordilha é tanto que, em dias de sol quente, ela se posiciona para fazer sombra para o seu bezerrinho. Na hora do almoço, o leite vem em uma grande mamadeira. São três por dia. Quem dá a sobremesa é a mamãe. Mas uma égua que nunca teve filhotes pode dar leite?
O veterinário Enrico Lippi Ortolani, da USP, explica que o filhote começa a mordiscar, e a chupar o peito dessa égua, e, em pouco tempo, o animal tem a liberação de alguns hormônios e começa a produzir leite. A dona Salete conta que ficou impressionada quando viu o bezerro mamando na égua pela primeira vez: “às vezes, as pessoas abandonam os seus filhos, e esse animal adotou um animal que não é da mesma raça dela. Ela adotou e cuida bem."

Em breve estaremos publicando o resumo das outras repotagens. Para saber mais é so acessar 






Nenhum comentário:

Postar um comentário