sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Patas sobre quatro rodas


 
Para viajar com seu animal de estimação, é preciso tomar uma série de cuidados.

Pouca gente sabe, mas, para viajar com seu bichinho de estimação é preciso ter um Guia de transporte de Animais (GTA), que pode ser tirado com um veterinário, junto com um atestado de saúde. Como muitos cães e gatos ficam enjoados ou nervosos com o balanço do carro, vale a pena consultar um especialista também para saber se é necessário dar algum medicamento a ele. Mas nada de sair por ai medicando seu amiguinho por conta própria!
– Dependendo da necessidade, o médico pode indicar um remédio para enjôo ou um calmante. Geralmente recomendo que o dono não alimente o animal uma hora antes da viagem – diz a veterinária Marina Cardozo da República Animal, no Flamengo.
Nas lojas especializadas, existem cintos de segurança próprios para animais. Outra solução para transportá-los é pender sua guia na alça que há no teto de vários veículos, deixando-a bem comprida para não machucar o cão ou o gato. Mas o melhor mesmo é usar a caixa de transporte.
– Se a viagem for longa, é bom parar de vez em quando para o animal fazer suas necessidades e beber água. Em hipótese alguma o dono deve deixá-lo preso no carro fechado – acrescenta a médica.
O que levar

Lembre-se de levar os brinquedos, a caminha e a ração na viagem para o bichinho não estranhar a viagem. E, ao chegar ao seu destino, a primeira providência deve ser dar água à vontade para ele.
– A comida, por mais que a viagem tenha sido longa, deve ser dada aos poucos. Senão o animal pode comer demais e passar mal – completa.

Fonte: Jornal Extra, Vida de Cão e Gato

Nenhum comentário:

Postar um comentário